Festival Cumplicidades - Eira bilhetes e Datas

Lamentamos, não há eventos para Festival Cumplicidades - Eira neste momento.

Mais informações sobre Festival Cumplicidades - Eira

A EIRA é uma estrutura artística sediada em Lisboa, dedicada ao desenvolvimento e promoção, nacional e internacional, da dança e da performance contemporâneas. Tem como missão apoiar e apresentar artistas portugueses e estrangeiros, cujas áreas de trabalho são a dança e restantes disciplinas artísticas que trabalham o corpo, o movimento e o pensamento. São objetivos da EIRA criar, produzir, difundir, promover, afirmar e projetar a contemporaneidade portuguesa. A EIRA produz e promove regularmente o trabalho do seu diretor, Francisco Camacho. 
Desde 1996, empenhou-se na produção e promoção internacional dos trabalhos de alguns dos mais relevantes artistas portugueses contemporâneos, nomeadamente os coreógrafos Rafael Alvarez, Mariana Tengner Barros e Tiago Cadete. Para além destes artistas associados, apoia igualmente outros artistas (portugueses e estrangeiros) ao longo do ano, não só providenciando espaço de trabalho em Lisboa para estes desenvolverem as suas criações/investigações/projetos artísticos, como também através da coprodução e apresentação dos seus trabalhos (desde 2015) no Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa – Cumplicidades. 
Paralelamente, desenvolve ainda atividades de formação e sensibilização de públicos, dirigidas à comunidade em geral. 
Com mais de 30 anos de atividades, reafirma-se como estrutura de criação artística contemporânea e como local de passagem, encontro e cruzamento de criadores e projetos. Prossegue a sua atividade através da produção de novos espetáculos, da organização de festivais internacionais, mostras, ciclos, encontros, conferências e laboratórios artísticos; do fomento da circulação internacional na Europa, América, África e Ásia; do contributo para a memória da dança/performance contemporânea; do incentivo a um ensino artístico de qualidade e a longo prazo.

Sinopse:

Esta apresentação pública das Jornadas 45+ conclui um processo iniciado em 2023, com vários momentos de reflexão e experimentação artística com profissionais da dança, e que teve como objetivo um modelo que privilegia o encontro entre pares. As Jornadas 45+ aspiram a uma dinâmica mais horizontal e não hierárquica, sendo esta partilha com o público uma reunião de diferentes investigações e resultados. 
Fazem parte do programa em curso Dança sem Idade, coordenado por Francisco Camacho e Diego Lasio, que a EIRA promove no âmbito de um protocolo com a Universidade de Cagliari – Departamento de Pedagogia, Psicologia e Filosofia. O objetivo é responder à necessidade de plataformas que incentivem a receção e a atividade de profissionais seniores, tendo em conta a sua especificidade, a aquisição e partilha de saberes, com a aplicação renovada de ferramentas adquiridas ao longo de carreiras vividas na dança contemporânea. 
Queremos contrariar a menor visibilidade destes profissionais e contribuir para a desconstrução de ideias pré-estabelecidas e não questionadas sobre a idade a que se pode dançar. Trazer esta questão para o centro da atenção permite-nos lançar um olhar mais amplo sobre o corpo e o indivíduo na sociedade, desafiando parâmetros de exclusão que atingem tantos segmentos da população.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Orientação | Francisco Camacho e Diego Lasio
Co-criação e interpretação | Ana Caetano, Carla Sofia, Francesca Bertozzi, Marina Quay, Marta Coutinho, Sara Paniagua, Tony Omolu.
Direcção Técnica | Alexandre Costa
Gravação e tratamento sonoro | Ruca Rebordão
Cenário e Figurinos | Colectivo
Registo Vídeo – Documentário | Sara Morais e Sofia Afonso
Produção | EIRA / Festival Cumplicidades
Apoios à criação| c.e.m - centro em movimento, Casa do Jardim da Estrela - Um Teatro em Cada Bairro, TEATRODAGARAGEM |no Teatro Taborda
Apoio Financeiro | República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção-Geral das Artes | Câmara Municipal de Lisboa

Acolhimento Teatro da Garagem
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior
Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura

Mais informações:
218 854 190 | 924 213 570
producao@teatrodagaragem.com